Rodrigo Campagnolo

Previdência privada dá direito a isenção de imposto de renda?

Que aposentados e pensionistas tem direito a isenção de imposto de renda, até aqui você já sabe. No entanto, dentre os inúmeros beneficiários da previdência privada, existem aqueles que são portadores de doenças graves e ainda desconhecem que o benefício da isenção do Imposto de Renda é válido também para eles.

Porém, sim, a lei não distingue a aposentadoria privada e também é elegível a pedir as isenções de imposto de renda, pois, o único requisito é que o contribuinte receba proventos de aposentadoria ou pensão e que seja de fato portador de alguma doença grave prevista na lei, independente de previdência pública ou privada.

A previdência privada acaba sendo uma opção para quem deseja ter uma renda complementar à previdência social, que é um sistema público de proteção aos trabalhadores. Enquanto a previdência social garante a aposentadoria dos trabalhadores do setor público, a previdência privada é uma iniciativa individual para complementar a renda na aposentadoria.

Ela é dividida em dois: a fechada e a aberta. A previdência privada fechada é patrocinada por empresas ou associações, e oferecida exclusivamente aos seus empregados ou associados, enquanto a previdência privada aberta é oferecida por entidades sob a forma de sociedade anônima e pode ser contratada por qualquer pessoa interessada em investir na sua aposentadoria.

Em ambos os casos, o trabalhador aposentado ou pensionista tem sim direito a isenção de imposto de renda, desde que preencha os demais requisitos da lei nº 7.713/88.

É importante ressaltar, no entanto, que além dessa isenção de imposto que vem descontado mensalmente, ainda é possível fazer o pedido de restituição de valores, e isso também é aplicável para a previdência privada.

Portanto, caso você tenha sido diagnosticado com uma dessas doenças graves que estão contidas na lei, tem direito a solicitar a restituição de valores, limitados a 05 anos. Para fazer esse pedido, é considerado o tempo em que a pessoa esteve diagnosticada, e já aposentada ou pensionista. A combinação dos dois determina o período a ser restituído. Alguns casos de restituição de valores podem chegar a casa dos R$ 200.000,00 reais (duzentos mil reais). É sempre importante validar se no seu caso existem valores a restituir, e ir em busca desses direitos.

Caso tenha alguma dúvida sobre este processo, entre em contato conosco para esclarecer, nós temos especialistas dedicados ao tema para lhe auxiliar com todas as suas dúvidas.

Sem burocracia, de maneira 100% ágil e rápida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *