Rodrigo Campagnolo

Laudo Médico Particular serve para requer a Isenção do Imposto de Renda?

Uma das maiores dúvidas acerca da solicitação de Isenção do Imposto de Renda está relacionada ao laudo médico. Este laudo particular é um documento que pode ser utilizado para comprovar uma condição de saúde do contribuinte e, em alguns casos, requerer a isenção do Imposto de Renda (IR). Mas será que esse tipo de laudo é aceito pela Receita Federal? E como proceder para solicitar a isenção?

Do que se trata?

Antes de mais nada, é importante destacar que a isenção do Imposto de Renda é prevista por lei para algumas situações específicas, como para pessoas com doenças graves, como câncer, AIDS, Parkinson, cegueira (ou visão monocular), cardiopatias graves, entre outras, ou para aqueles que são aposentados por invalidez em decorrência do trabalho. Para requerer a isenção, é necessário apresentar um laudo médico que ateste a condição de saúde do contribuinte.

Como deve ser o laudo?

A princípio, não existe uma restrição quanto à origem do laudo médico, ou seja, ele pode ser emitido tanto por um médico da rede pública quanto por um médico particular. No entanto, é preciso que o laudo seja emitido por um profissional qualificado e que possua registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Além disso, é importante que o laudo médico contenha informações claras e precisas sobre a condição de saúde do contribuinte, incluindo o diagnóstico, o tratamento realizado e a duração prevista do tratamento. O laudo também deve conter a assinatura e o carimbo do médico responsável, e o CID ao qual o paciente está acometido.

Cabe ressaltar que a Receita Federal tem o direito de exigir um exame pericial para avaliar a condição de saúde do contribuinte. Nesse caso, o laudo médico particular poderá ser utilizado como um documento complementar, mas não será o único fator determinante para a concessão da isenção.

Conclusão

Portanto, o laudo médico particular pode sim ser utilizado para requerer a isenção do Imposto de Renda, desde que seja emitido por um médico qualificado e contenha as informações necessárias. Caso tenha alguma dúvida sobre o processo ou validade do seu laudo, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas, nós temos especialistas dedicados ao tema para lhe auxiliar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Sem burocracia, de maneira 100% ágil e rápida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *